sábado, 25 de agosto de 2007

Jadel Gregório

Nascido em Jandaia do Sul (PR), Jadel, desde cedo, radicou-se em Marília, no interior paulista. Nesta cidade ficou até completar a adolescência, quando veio treinar no Projeto Futuro, no Ibirapuera. Foi a orientação dos treinadores Tânia e Nélio Moura que o levaram a optar pelo salto triplo como prova principal, em detrimento do salto em altura.
Os 2,02m de altura e os 104 kg, que em princípio pareciam atrapalhar, não impedem a boa corrida para o salto de Jadel. A carreira do jovem triplista ganhou forte impulso em 2002. Um lugar na Copa do Mundo em Madri (Espanha), como representante das Américas, e a classificação para a final do Grand Prix, em Paris, foram dois momentos especiais.
Maior estrela do atletismo brasileiro atual, Jadel ocupa a segunda colocação do ranking mundial, atrás apenas do sueco Christian Olsson. No início do ano da Olimpíada, Jadel saltou 17,46 m, batendo o recorde sul-americano indoor da prova. Em Budapeste, levou a prata no Mundial Indoor. O melhor momento antes das Olimpíadas, no entanto, veio no Troféu Brasil. No torneio, realizado no início de junho em São Paulo, Jadel conseguiu classificar-se para as Olimpíadas também no salto em distância e, de quebra, saltou 17,72 na final do salto triplo. A marca, recorde pessoal de Jadel, foi a segunda melhor do ano em todo o mundo até as Olimpíadas

Nenhum comentário: