sábado, 25 de agosto de 2007

Ilha do mel


Cartão de visitas para quem chega pelo mar, a Ilha do Mel, eterna guardiã das principais baías do Paraná, possuí a Floresta Atlântica mais preservada do país.
Patrimônio de toda a humanidade, a Ilha do Mel tem 90% de sua área total como área de Preservação Ambiental. As colônias e comunidades de pescadores não estão na área do parque
São diversas praias desertas cercadas por muito verde, manguezais, restingas e Mata Atlântica. Compondo esse ecossistema, orquídeas, bromélias, uma rica vida marinha, e um grande número de aves, destacando o papagaio-chuá ou de-cara-roxa, incluído na lista de animais em extinção, a garça-azul, garça moura, saracura, biguá e o colhereiro.
Um fato interessante, é que o trecho que liga Brasília , último vilarejo da Ilha ao norte da Ilha ,foi separado pelo movimento das marés. Em 1954 esse istmo tinha 152 metros de largura, hoje tem cerca de 30 metros de largura e em grandes ressacas fica totalmente submerso.
A Ilha ocupa uma área de 2.762,00 ha, morros e planícies com trilhas que dão acesso à diversas praias e atrações turísticas, destacando a Gruta, a Fortaleza e o Farol das Conchas.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos estabelece o limite máximo de 5.000 pessoas/dia para visitação à Ilha do Mel, promovendo também a conscientização ambiental dos turistas.

Nenhum comentário: