quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Guarapuava


Guarapuava é um município brasileiro, situado na região centro-sul do estado do Paraná. Faz parte de um entroncamento rodo-ferroviário no corredor do Mercosul, entre as cidades de Foz do Iguaçu (oeste), Curitiba e Ponta Grossa (leste).Descoberta em 1770 pelos portugueses e fundada em 1810, o nome da cidade é de origem Tupi - Guara (lobo), Puava (bravo). O Município tem como data comemorativa de aniversário o dia de 9 de dezembro, devido ao início da colonização entre o Rio Coutinho e o Rio Jordão na freguesia de Nossa Senhora de Belém em 1819, com a demarcação da povoação e da igreja. Este local foi escolhido para início da colonização porque naquela época se tinha uma predileção em aproveitar-se dos campos, com horizontes amplos, que através desta característica natural, oferecia facilidade de defesa contra os índios. Os primeiros povoados iniciaram-se nas proximidades de Jaguariaíva, Piraí, Furnas, Castro, Pouso do Iapó e Ponta Grossa. Cidades formadas ao longo do extenso caminho sul, até chegarem nas proximidades da região em que se situa hoje o Município de Guarapuava.
Seu núcleo urbano teve como personagem importante em sua fase inicial o Padre Francisco das Chagas Lima, que procurou iniciar a ocupação, baseado em alguns critérios de estética, procurando observar as prescrições contidas na carta régia de 1 de abril de 1809, do Conde Linhares, que já determinava os padrões a serem seguidos pelas edificações a serem construídas. Como ponto gerador do núcleo cita-se a Catedral de Nossa Senhora de Belém, localizada no alto da Bacia do Rio Cascavel, que era um ponto referencial importante para a sociedade da época.
No ano de 1852, no dia 17 de julho, o povoado Nossa Senhora de Belém, foi elevado à categoria de Vila. Em 2 de maio de 1859 foi criada a comarca de Guarapuava, sendo José Antônio Araújo de Vasconcelos o seu primeiro juiz de direito. A Vila Nossa Senhora de Belém recebeu foros de cidade no dia 12 de abril de 1871, pela lei nº 271.

Nenhum comentário: