domingo, 28 de setembro de 2008

Remember that Night - David Gilmour



O disco ao vivo de David Gilmour tem o último registro de Richard Wright tocando e cantando um dos clássicos do Pink Floyd.
Gilmour apresentou um set muito parecido com o de seu DVD ‘Remember that Night’. O disco começa com quatro canções do ‘Dark Side of the Moon’, ‘Speak to me’, ‘Breathe’, ‘Time’ e ‘Breathe (Reprise)’. Após os clássicos, ele toca inteiramente, e na ordem das faixas, seu último disco de estúdio, ‘On na Island’.
Depois disso tudo, Gilmour ainda apresenta vários clássicos do Pink Floyd, como ‘Shine on your crazy diamond’ e ‘Wish you Were Here’ do disco homônimo, ‘Fat old sun’ do ‘Atom Heart Mother’, ‘Echoes’ do ‘Meddley’, ‘A great day for freedom’ e ‘High hopes’ do ‘Division Bell’, ‘Astronomy dominé’ do ‘Piper at the Gates of Dawn’ e ‘Confortably numb’ do classico ‘The Wall’, está é a faixa cantada por Richard Wright.
O disco de estúdio de Gilmour é maravilhoso, e ainda bem que é tocado do início ao fim nessa turnê de Gilmour, pois começa com a suíte ‘On na Island’, com a introdução ‘Castellorizon’. É uma suíte fenomenal, e que começo perfeito para um álbum, que para mim, pode figurar entre os 10 mellhores inícios de álbuns de todos os tempos.
‘The blue’ é uma continuação perfeita. Porque após a suíte ‘On na island’ somo emergidos nesse imenso azul que o Gilmour nos demonstra com perfeição. O disco de estúdio continua com a ‘Red sky at night’, na qual Gilmour toca saxophone e descamba para a maravilhosa participação de Robert Wyatt no trompete em ‘When I close my eyes’. Antes disso temos ‘The heaven’ que lembra um pouco as canções do último disco de estúdio do Pink Floyd. Nos shows Gilmour tem grandes músicos tocando saxofone e trompete.
‘Smile’ é a canção do amor perfeito e é uma perfeita canção de amor. A letra é magnífica e tem muita poesia quando ele declama a intenção de “encontrar o caminho para casa no seu sorriso” (to find my way home to your smile). A poesia é de Polly Samson, esposa e companheira de David Gilmour. ‘Take a breath’ é outra que poderia figurar no ‘Division Bell’, o que nos leva a crer que o último disco do Pink Floyd foi na verdade um ótimo disco solo do Gilmour, com participações mais que especiais de Richard Wright e Mick Mason.
Em ‘A pocketfull of stones, o lirismo de Polly vem a tona. Que assobio! Que fábula! Que letra maravilhosa! Polly realmente construiu uma poesia lírica sobre como você deve aproveitar a vida antes que você fique com “o bolso cheio de pedras” (the pocketfull of stones).
Claro que o final do disco ‘On an Island’ não poderia ser mais perfeito com ‘Where we start’. ‘On an Island’ realmente deve ser tocado na ordem do disco e o disco funciona como um todo. Por isso mesmo que Gilmour toca esse disco inteiro na sua última turnê.
Mas o disco ao vivo de Gilmour não acaba por ai, já que após a audição completa de seu último disco de estúdio, o ouvinte ainda pode curtir clássicos de sua carreira.
David Gilmour é um guitarrista único, e toda a discussão sobre quando o Pink Floyd era melhor, com Barret ou Gillmour, eu respondo que eram dois Floyds diferentes. Gilmour inclusive chegou a tocar com Barret, quando o ‘diamante louco’ não parava de tocar a mesma nota durante os shows.
Gillmour é um guitarrista que criou o próprio estilo de tocar o instrumento. Você ouve a primeira nota de sua guitarra e tem certeza absoluta que ele tocando o instrumento. Poucos guitarristas têm esse dom, e o Sr. Gilmour, definitivamente, possui.
Esse disco ao vivo, é lançado agora em setembro, após a morte do Richard Wright, e fica quase como um tributo ao tecladista, compositor e um dos fundadores do Pink Floyd.
O álbum foi gravado em 2006, em Gdansk, na Polônia, e foi o último show da turnê de David Gilmour.
2008 Live in Gdansk
Disc 1
1. Speak to me2. Breathe (In the air)3. Time4. Breathe (In the air) (Reprise)5. Castellorizon6. On an island7. The blue8. Red sky at night9. This heaven10. Then I close my eyes11. Smile12. Take a breath13. A pocketfull of stones14. Where we start
Disc 2
1. Shine on you cazy diamond2. Astronomy dominé3. Fat old sun4. High hopes5. Echoes6. Wish you were here7. A great day for freedom8. Comfortably numb (Feat. Richard Wright)

Nenhum comentário: